sábado, 18 de maio de 2013

Curso sobre a Mensagem de Fátima


O Santuário de Fátima vai organizar, nos próximos dias 7 a 9 de junho de 2013, um Curso sobre a Mensagem de Fátima, orientado pela irmã Ângela de Fátima Coelho, religiosa da Aliança de Santa Maria e postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto.

O curso versará temas como o enquadramento teológico das aparições, a sua relevância e significado permanente, os acontecimentos e protagonistas,  a centralidade de Deus e o convite à adoração, o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima, a adoração eucarística como convite à atitude oblativa, Maria como figura intercessora e expressão da compaixão e da presença materna de Deus, a pedagogia do segredo, a  reparação como convite a participar na ação salvadora de Deus, a consagração como entrega e acolhimento e, ainda, a biografia e perfil dos Videntes de Fátima.

“Muitas pessoas interessadas em Fátima não tiveram ainda oportunidade de conhecer de forma abrangente e articulada a mensagem que, na Cova da Iria, Deus veio trazer à humanidade do nosso tempo, através de Nossa Senhora”, refere a irmã Ângela no texto de apresentação desta iniciativa. Lembrando que se trata de “uma mensagem muito vasta e com muitos elementos religiosos que constituem um anúncio de esperança para os homens e mulheres do nosso tempo”, a postuladora para a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta explica que se pretende ajudar os interessados em preparar o centenário das aparições com o “aprofundamento da mensagem” e “uma reflexão sobre algumas das suas implicações para a vida cristã”.

Os destinatários serão, prioritariamente, os devotos e peregrinos de Fátima, os agentes da pastoral, os colaboradores do Santuário ou dos movimentos marianos e todos os “cristãos interessados em conhecer melhor a espiritualidade fatimita”.

O curso será limitado a 35 participantes, por ordem de inscrição, que poderá ser feita até 31 de maio, para congressos@fatima.pt.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Semana da Vida | 12 a 19 de maio


Há luzes que brilham no meio das dificuldades do nosso tempo. No Ano da Fé, nos 50 Anos do Concílio Vaticano II e já sob o impulso da dádiva inestimável de Deus à sua Igreja, na pessoa do Papa Francisco, a Comissão Episcopal do Laicado e Família propõe-nos a Semana da Vida, endereçada a todos os que procuram verdadeiras razões de esperança.
O lema da Semana - Dá mais vida à tua vida! – acorda em nós a consciência de que a vida é o maior e mais precioso dos dons. Mas também desperta e mobiliza para a premente necessidade de uma nova postura: sendo a vida, hoje, tão depreciada, ameaçada e destruída, urge parar esta cultura de morte, instaurando, em seu lugar, uma sólida cultura da vida. (...) Toda a sociedade que não fundamente as suas leis no respeito total pela vida, desumaniza-se e cava a sua própria ruína. Dar mais vida à nossa vida implica abraçá-la em todas as circunstâncias, sem ceder nem aos egoísmos, nem às modas ou correntes de opinião, nem aos mercados, nem aos parlamentos.