sábado, 25 de janeiro de 2014

Encontro de Casais com o Sr D. António Marto | 07fev. | 21h | Batalha

o percurso pastoral deste biénio orienta-se em duas direções complementares e sucessivas. A primeira tem como título Amor conjugal, dom e vocação e realça a beleza e a riqueza da família que vive o Matrimónio cristão com amor sincero e profundo, fiel e coerente, como dom de Deus. A segunda tem como título Família, dom e missão e centra-se na missão das famílias como protagonistas e responsáveis na Igreja e na sociedade.

Convite para os casais da vigaria da Batalha

Encontro com o Sr D. António Marto

07 de fevereiro | 21h

Centro Pastoral da Batalha

D. António Marto apresenta a exortação apostólica do Papa

O Bispo de Leiria-Fátima vai apresentar a exortação apostólica “Evangelii Gaudium” (A Alegria do Evangelho), do Papa Francisco, no dia 31 de janeiro, às 21h00, no Seminário Diocesano.
Pedro Valinho, diretor do Centro de Formação e Cultura (CFC) da Diocese, explica que a iniciativa assinala a abertura do 2.º semestre letivo e pretende “expor a mensagem do Papa e o impacto que pode ter na vida dos cristãos”.
A sessão, aberta ao público e de entrada gratuita, inclui uma encenação da exortação apostólica pela comunidade formativa da Aliança de Santa Maria. A intenção é “mostrar episódios concretos do quotidiano de qualquer cristão, em que a mensagem do Papa se pode aplicar”, refere Pedro Valinho.
Segundo semestre letivo
Nos próximos meses, o CFC vai dar continuidade à Escola Diocesana Razões da Esperança. As sessões têm início a 4 de Fevereiro e encerrarão no dia 3 de junho. Serão lecionadas as disciplinas “Perspetivas do Novo Testamento”, pelo padre Gonçalo Diniz, e “Espiritualidade Conjugal”, pelo padre José Augusto Rodrigues.
O Curso Geral de Teologia retoma com as disciplinas de Cristologia, com o padre Luís Inácio João, e Sacramentologia, com o padre Carlos Cabecinhas.
Relativamente à formação complementar, o segundo semestre conta com a disciplina “Aspetos Jurídicos do Matrimónio Católico”, ministrada pelo padre Fernando Varela.

«exclusão, marginalização e pobreza»

Da Mensagem do Papa Francisco para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“A nível global, vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres. Frequentemente, basta passar pelas estradas duma cidade para ver o contraste entre os que vivem nos passeios e as luzes brilhantes das lojas”.
“Estamos já tão habituados a tudo isso que nem nos impressiona”. “Neste mundo, os media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna”. “Hoje, corremos o risco de que alguns media nos condicionem até ao ponto de fazer-nos ignorar o nosso próximo real”, alerta, criticando ainda a comunicação que visa “induzir ao consumo ou à manipulação das pessoas”. Nesse sentido, convida os media a uma “solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura”.
A mensagem elenca alguns “aspetos problemáticos” das Comunicações Sociais, sublinhando que “a velocidade da informação” supera a “capacidade de reflexão e discernimento” ou que “o desejo de conexão digital” pode acabar por “isolar” de quem está mais. “Estes limites são reais, mas não justificam uma rejeição dos media; antes, recordam-nos que, em última análise, a comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica”, precisa o Papa.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes.