sábado, 3 de agosto de 2013

Migrações

D. Jean-Claude Hollerich preside este ano à Peregrinação Internacional do Migrante ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de agosto

O arcebispo de Luxemburgo quer fazer da Peregrinação Internacional do Migrante a Fátima um grito de alerta para as dificuldades das pessoas que tiveram de sair do próprio país em busca de uma vida melhor.
Em entrevista concedida à Sala de Imprensa do Santuário, D. Jean-Claude Hollerich alerta que “o maior risco” que a questão da migração enfrenta hoje em dia é o da “globalização da indiferença”. Neste âmbito, o prelado recorda a visita do Papa Francisco à ilha de Lampedusa, no início de julho, e as palavras que ele deixou a propósito da situação dos imigrantes africanos que empreendem uma viagem perigosa - e muitas vezes mortal - àquela região italiana, para fugirem à fome e à guerra nos seus países de origem.
“A pergunta que o Papa fez, ‘Que fizeste do teu irmão?’, é muito forte e tem de ser levada a sério”, salienta o arcebispo luxemburguês.
A peregrinação internacional, que marca o início da 41.ª Semana Nacional de Migrações, vai ser dedicada de forma especial aos portugueses espalhados pelo mundo, aos quais a Igreja Católica quer garantir “uma verdadeira comunhão de fé e de esperança”. D. Jean-Claude Hollerich revela que “foi com alegria que aceitou o convite” endereçado pela Igreja Católica portuguesa, e que o encarou como “sinal de uma verdadeira fraternidade entre Igrejas locais”. “Mais ainda pelo lugar que Portugal ocupa no Luxemburgo, com tantos dos seus cidadãos aí residentes”.
O Estado do Luxemburgo tem sido, há várias décadas, um dos destinos de emigração mais procurados pelos portugueses em momentos de crise económica e social. Dos cerca de 500 mil habitantes existentes no Grão-Ducado, cerca de “83 mil pessoas” pertencem à comunidade lusa, sublinha D. Jean-Claude Hollerich, que traça também um retrato da situação que os estrangeiros enfrentam no seu país. Apesar da “perda de referências” e de uma conjuntura financeira “mais difícil”, reconhece o responsável católico, a nível geral “não se constata que haja uma rejeição das comunidades estrangeiras por parte dos nacionais, isto devido à natureza muito aberta da sociedade e da atividade económica luxemburguesa”. “No entanto”, acrescenta, os agentes pastorais da Igreja têm de estar “sempre atentos” pois, como também disse o Papa Francisco, é preciso “evitar que o outro não seja já um irmão a amar, mas simplesmente aquele que perturba a minha vida e o meu bem-estar”. Na sua segunda visita ao Santuário de Fátima, o arcebispo do Luxemburgo traz ainda outras duas intenções no coração. Uma está relacionada com o seu lema episcopal “Anunciar Cristo” e é um convite ao povo português, aos seus conterrâneos e a todos os emigrantes para que “peçam a Nossa Senhora de Fátima para serem verdadeiramente discípulos de Cristo” e transmissores do Evangelho, especialmente neste “Ano da Fé”.
A outra está ligada à participação de um grupo de 278 jovens luxemburgueses nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorreram entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro.  D. Jean-Claude Hollerich quer rezar para que a iniciativa “dê os seus frutos” e também para que “floresçam as vocações, especialmente as sacerdotais”.

Dois mil escuteiros acampam e recriam Batalha Real

A Quinta do Escuteiro, na Batalha, prepara-se para receber de 7 a 11 de agosto, mais de dois mil escuteiros no acampamento da Região de Leiria do Corpo Nacional de Escutas, ACAREG 2013.
Com idades entre os 7 e os 60 anos, os participantes estarão reunidos sob um imaginário dedicado ao Condestável de Aljubarrota que, a 14 de agosto de 1385, liderou até à vitória o pequeno exército anglo-luso, liderado pelo mestre de Avis contra outro, muito maior, com pretensões ao trono de Portugal, às ordens do rei Juan, de Castela.
Com o lema “São Nuno – em nome do Reino”, o ACAREG reúne 34 agrupamentos de escuteiros católicos da diocese de Leiria-Fátima e um outro grupo convidado, vindo do Luxemburgo. Desde que foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 26 de abril de 2009, como São Nuno de Santa Maria, o general supremo das forças lusas foi aclamado como patrono do CNE. O XX ACAREG do CNE de Leiria decorre no ano em que a associação celebra 90 anos de existência e 100 anos de escutismo em Portugal. 

terça-feira, 30 de julho de 2013

A perda de sentido, significado e transcendência das festas religiosas

Para muitos, festa significa tão somente exterioridade, folguedo, diversão, quando não leviandade, excitação e ultrapassar o risco da moralidade. É um não pôr limites aos limites habituais (...) Mas a festa cristã é outra coisa. Etimologicamente, a palavra latina que lhe deu origem significa ritual, reactualização de um acontecimento passado e sua elevação à categoria de simbólico. Como tal, de exemplar. Ou de transformação do tempo prosaico em tempo salvífico, poético, cheio de sentido existencial. Por isso, cristãmente, a festa é a experiência dos acontecimentos nos quais Deus realiza e manifesta a salvação (...) Em nome do pluralismo e da tolerância para com os não crentes, caiu-se num tal laicismo cuja fundamental preocupação é evitar, ostensivamente, que nada de religioso apareça. Vejam-se, por exemplo, os cartazes com que se anunciam ou as iluminações noturnas. Enfim, festa «religiosa» sem santo e, muito mais, sem santidade…     
D. Manuel Linda, in Arquidiocese de Braga