sábado, 29 de junho de 2013

A vida de Francisco

“A vida de Francisco” é o nome do segundo livro em português sobre o Papa lançado pela editora Nascente e que aborda o percurso, as palavras e o pensamento de Jorge Mario Bergoglio.
Depois de ter publicado em abril “O Verdadeiro Poder é Servir”, obra que reúne textos de Francisco quando ainda era arcebispo de Buenos Aires, agora a aposta da editora passa por revelar episódios que marcaram a sua vida, que moldaram o seu “caráter” e que poderão fornecer pistas sobre o rumo do seu pontificado.
“Eleito a 13 de março de 2013, o Papa Francisco é ainda um desconhecido para a maior parte dos fiéis. Existem, por isso, muitas perguntas, dúvidas e incógnitas sobre a direção que a Igreja Católica tomará nos próximos anos”, realça a nota introdutória do livro, enviada à Agência Ecclesia.
Em 13 capítulos, a partir do relato de Mário Escobar, os leitores são convidados a embarcar numa viagem à descoberta da “trajetória” do Papa desde a infância: como foi a sua “vida familiar”, quando e como é que ouviu “o chamamento da Igreja”, a forma como lidou com a “doença” e a sua caminhada enquanto bispo e arcebispo.

domingo, 23 de junho de 2013

501 anos da criação da paróquia/freguesia do Reguengo do Fetal

Celebramos a 24 de junho a data da criação da Paróquia/Freguesia do Reguengo do Fetal, este ano passam 501 anos.
Neste dia celebramos liturgicamente o nascimento de São João Baptista.
Nota histórica
João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso deve-se certamente, à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado, no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde, dele fará um belo elogio (Lc. 7, 28).
Anel de ligação entre a Antiga e a Nova Aliança, João foi acima de tudo, o enviado de Deus, uma testemunha fiel da Luz, aquele que anunciou Cristo e o apresentou ao mundo. Profeta por excelência, a ponto de não ser senão uma «Voz» de Deus, ele é o Precursor imediato de Cristo: vai à Sua frente, apontando, com a sua palavra e com o exemplo da sua vida, as condições necessários para se conseguir a Salvação.
A Solenidade do Precursor é um convite para que conheçamos a Cristo, Sol que nos vem visitar na Eucaristia, e dêmos testemunho d’Ele, com o ardor, o desinteresse e a generosidade de João Baptista.