sábado, 6 de julho de 2013

Instituição de Leitores

Os seminaristas João Jordão, da paróquia do Carriço (Coimbra), e Tiago Silva, de Aljubarrota, vão ser instituídos no ministério de leitor, no próximo dia 13 de julho, sábado, às 19 horas, na Sé de Leiria, que nesse dia celebra o aniversário da sua dedicação. 
O ministério de leitor
Mediante a instituição para o ministério de leitor, os que a recebem assumem uma tarefa oficial de serviço no âmbito do anúncio e do ensino da Palavra de Deus quer na liturgia quer na catequese ou em outras circunstâncias. Tal ministério pode ser confiado a fiéis leigos, todavia, na prática, só o recebem os jovens ou adultos que se orientam para a ordenação de diácono ou de sacerdote. A instituição referida é o primeiro passo de vários outros que os conduzem progressivamente à entrega da própria vida para o serviço do povo de Deus. Há, no entanto, hoje muitos cristãos leigos que, sem qualquer instituição, desempenham na Igreja tarefas de difusão,  testemunho e proclamação da palavra divina.

13jul. dedicação da Sé de Leiria


A dedicação de uma igreja é a celebração mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício de culto, para que se destine a espaço sagrado, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas. O aniversário deste acto é celebrado, na própria catedral, como solenidade, e nas outras igrejas da diocese, como festa, em sinal de comunhão e de pertença à mesma porção do povo de Deus. A igreja catedral tem grande significado simbólico para a Diocese. Nela está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. Por isso, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a catedral. A celebração do aniversário da sua dedicação contribui para melhor realçar a importância e dignidade da Igreja particular ou Diocese. O Cerimonial dos Bispos afirma que a celebração do aniversário da dedicação da catedral pode contribuir para inculcar nos fiéis a veneração pela igreja matriz da Diocese.