Igrejas

A paróquia do Reguengo do Fetal tem seis igrejas.
  • A igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da paróquia
  • A igreja de Alcaidaria, dedicada à Sagrada Família
  • A Igreja de Alcanadas, dedicada a Nossa Senhora do Ó e São Mateus
  • A Igreja das Garruchas, dedicada a Nossa Senhora da Memória
  • A Igreja da Torre, dedicada à Imaculada Conceição
  • A Igreja das Torrinhas, dedicada a Santa Maria Madalena


Igreja Paroquial


Cronologia: 1512 - construção da primitiva igreja por D. Pedro, bispo da Guarda, da qual restam alguns arcos em cantaria postos a descoberto nos alçados laterais; séc. XVII, 1ª metade - a igreja é referida no 'Couseiro' (p. 103) com 2 altares colaterais e sacristia, sede da confraria do Santíssimo Sacramento, de Nossa Senhora do Rosário e dos Defuntos; séc XVII - reforma da primitiva igreja; 1890 - arranjo no adro - data inscrita na balaustrada que rodeia o espaço do coreto; 1969 - o sismo provoca graves danos na igreja.
Tipologia: Arquitectura religiosa. Maneirismo, barroco, revivalismo. Igreja paroquial de nave com tecto de madeira, capela-mor nais elevada e abobadada, capelas laterais também abobadadas, frontaria ladeada por duas torres sineiras. Arranjo barroco da fachada. Bandeiras neogóticas nos arcos de acesso às capelas lateriais.

Igreja de Alcaidaria



Igreja de Alcanadas





São Mateus, CAPITULO 62º

DAS MAIS ERMIDAS D'ESTA FREGUEZIA

Juncto ao logar d’Alcanada, estava uma ermida, da invicação de Santo Hilario, e esteve até ao anno de 1567, no qual a derribaram e se fez a que hoje é de S. Matheus; tinha confraria e bôdo, e de renda trinta alqueires de trigo, e aqui ha uma confraria de defuntos, antiga, como a da Torre: havia mais a ermida de S. José, do Alquidão da Serra, que ao depois foi erigida em confraria, como em seu titulo se dirá.


Igreja de Garruchas

Visita Pastoral à Igreja das Garruchas

Exmo. Sr. D. António Marto.
Seja bem-vindo á nossa comunidade de Garruchas.
É com grande alegria que acolhemos V.Exa. e lhe desejamos as maiores felicidades e sucesso, na missão e graça, que lhes foi confiada, que é a de servir,aconselhar e como pastor, guiar o seu rebanho,(que somos nós fieis) pelo caminho que leva á salvação.
Que esta visita pastoral á nossa paróquia seja um sinal de força,entusiasmo,e vocação para que os nossos jovems estejam mais presentes na igreja,se sintam mais entusiasmados na própria formação espiritual,que não confundam o bem material com o bem espiritual.
Pois a igreja está viva mas nós fieis estamos um pouco adormecidos,e sobretudo a nossa juventude.
O QUE FAZER?
Em nome de DEUS PAI TODO PODEROSO transmita-nos,Reverendíssimo D.António um pouco da vossa força tão Viva! Para que esta força nos ajude a ser mais unidos,mais humildes,mais transparentes e assim consigamos obter o resultado que é o de viver uma comunidade saudável.
Receba Reverendíssimo os nossos agradecimentos pela amabilidade que teve,de nos visitar,pelo conforto que nos transmitiu e continuará a transmitir,em especial durante a visita pastoral e para sempre.
(BEM HAJA)
O NOSSO MUITO OBRIGADO 
GARRUCHAS ,14 de Março de 2008
José Marcelino 

Igreja da Torre

DA ERMIDA DE S. IRIA DA TORRE

No logar da Torre da Magueixa, que está n’esta freguezia do Reguengo, havia e ha uma ermida, da invocação de Santa Iria, e tem confraria, mas sem renda; é a imagem da Santa de vulto, os moradores do dicto logar são obrigados á fabrica; esta Santa de mais de ser portugueza, se tem por tradição constante n’este bispado que é natural do logar da Torre, que é distante d’esta cidade legua e meia, e que nas mesmas casas que foram de seus passados se fez a dicta ermida, posto que Escovar, no livro dos arcebispos de Lisboa, tem outra opinião.
Está a imagem da Santa em um nicho, de pedra, pintado, tem sacristia, com seus caixões, alpendre e um sino; está outro altar na egreja, juncto ao arco, invocação de Santo Antonio, e se lhe faz festa. Está também situada n’esta ermirda uma confraria de defuntos, antiga, cujos confrades acompanhavam os enfermos confrades em casa e os defuntos á sepultura, e tinham seu bôdo no dia das confrarias, que é no segundo domingo d’outubro, que tudo ainda se conserva.
in 'O Couseiro', CAPITULO 61º


Torrinhas



Santa Maria Madalena

Ha de presente mais uma ermida, nas Torrinhas, ou Piqueira, da invocação de Santa Maria Magdalena, feita no anno de 1600, por visitação, para administração dos sacramentos aos moradores d’aquelles logares, sendo bispo D. Martins Affonso Mexia; consta do livro 3º do registo da chancellaria d’este bispado a fl. 20 v.º; e os moradores d’estes logares e os visinhos são obrigados á fabrica d’ella.

Colaborador

A Figura de Santa Maria Madalena

Maria Madalena foi uma mulher que após ter encontrado Jesus, converteu-se e nunca mais o deixou de acompanhar, estando sempre ao seu lado até á hora da sua morte. Sendo depois, a primeira pessoa a chegar ao sepulcro, querendo fazer-lhe as ultimas homenagens. É junto do sepulcro, que se encontrava vazio, que Jesus apareceu a Maria Madalena. Foi a primeira pessoa a quem Jesus manifestou a ressurreição e pediu-lhe que anuncia-se aos seus discípulos: Vi o Senhor! Está vivo! Ressuscitou!
Maria Madalena é o modelo de conversão do mal para o bem, de dedicação e amor apaixonado, de disponibilidade e de colaboração do apostolado do Mestre.
Os membros desta pequena comunidade das Torrinhas e Piqueiral, reza a Stª Maria Madalena para que interceda junto do Senhor para que o nosso Bispo em cada dia possa ser fortalecido pelo Espírito Santo, de modo a que tal como Ela tenha a força, coragem, amor e alegria de anunciar a Boa Nova, e colaborar no crescimento da Igreja, de forma particular a conduzir esta pequena parcela do Povo de Deus que é a nossa diocese de Leiria-Fátima.
Colaborador

Visita Pastoral nas Torrinhas e Piqueiral

Ao receber a Vossa Excelência,
Acolhemo-lo com muita alegria
Batemos uma grande salva de palmas
Ao Senhor Bispo de Leiria 
O senhor Bispo veio-nos visitar
Com uma grande emoção,
 Sei que nos leva a todos
Dentro do seu coração
O povo das Torrinhas e Piqueiral
É gente de grande animação
Aqui fica um enorme abraço
Do fundo do nosso coração
A lembrança que lhe oferecemos
É dada com amor e carinho
Em nome de todos nós
Lhe damos este pequeno cestinho
Adeus que se vai embora
Nosso amigo Bispo de Leiria
Para nós é uma triste hora
Mas prometa que volta noutro dia.
Visita Pastoral à Paróquia do Reguengo do Fetal
Torrinhas e Piqueiral, 14 de Março de 2008