sábado, 3 de maio de 2014

Ordenação Sacerdotal

11mai., 16h, Sé. Ordenação sacerdotal do diácono Fábio Manuel Carvalho Bernardino, 25 anos, natural da paróquia de Aljubarrota e a fazer o estágio pastoral na paróquia de Maceira. No ano em que a Diocese aprofunda “o amor conjugal como dom e vocação”, a partir do qual se constitui a família, onde se transmite e educa a vida, se testemunha e comunica a fé e desabrocham também as vocações ao ministério sagrado, a celebração desta ordenação leva-nos a louvar e a agradecer a Deus pela generosidade das famílias que acolhem e cooperam com os dons divinos.

Papa recorda novos santos

O Papa Francisco recordou na audiência geral da passada 4ªFª a recente canonização de João XXIII (1881-1963) e João Paulo II (1920-2005), com uma saudação particular aos peregrinos polacos: “Saúdo cordialmente os concidadãos de São João Paulo II: irmãos e irmãs, o testemunho da sua fé, da esperança, da caridade e da entrega à Divina Misericórdia está particularmente viva ente nós, nestes dias”. Francisco deixou votos de que a “intercessão” do santo polaco apoie “a vida e as boas intenções” de cada um dos presentes e seus familiares, “o desenvolvimento e o futuro sereno da Igreja na Polónia” e de todo o país.
Em italiano, o Papa pediu que as canonizações dos seus predecessores seja uma “ocasião para aprofundar a própria pertença ao povo santo de Deus”.
Depois de percorrer a Praça de São Pedro durante quase meia hora, no papamóvel, para cumprimentar os peregrinos, Francisco retomou o ciclo de catequeses sobre os sete dons do Espírito Santo, falando desta vez sobre o “entendimento”. “Não se trata da inteligência humana, da capacidade intelectual de ser mais ou menos dotados, mas é um dom que torna o cristão capaz de ultrapassar o aspecto exterior da realidade para perscrutar as profundezas do pensamento de Deus e do seu plano de salvação”. “Quando o Espírito Santo habita no nosso coração e ilumina a nossa inteligência, faz-nos crescer na compreensão daquilo que Jesus disse e realizou”.